Prefeitura Municipal de Santa Lúcia Prefeitura Municipal de Santa Lúcia

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Pública Municipal foi criada pela Lei Municipal nº 074, em 16 de outubro de 1964, pelo Prefeito Isidoro Bítio Neto. A sua instalação deu-se em 1974, pelo então Prefeito Geraldo José de Andrade. As providências para instalação da Biblioteca foram tomadas por Maria Aparecida Longo – funcionária da Prefeitura na época, em duas salas da ex Escola “Bento de Abreu”.

A primeira servidora municipal daquele prédio foi a Auxiliar de Biblioteca – Argélia Aparecida Tenuta Rios.

Como o local necessitava reparos o Prefeito Tanios Zbeidi, reinstalou a Biblioteca numa sala construída para esse fim, passando a antiga biblioteca a abrigar o plenário da Câmara Municipal. Na reinstalação, a biblioteca recebeu o nome de Iracema Borges Hoepnner, em homenagem à 1ª professora que trabalhou nessa cidade, no começo dos anos 1900, na escola onde esse espaço cultural tinha sido inicialmente instalado. Com o passar dos anos, a sala se tornou pequena para atender à demanda.

Em 18 de junho de 1999 Antonio Carlos Martins – Prefeito, inaugurou um prédio, na Rua João Borba, nº 45 – Centro, construído através de convênio, com recursos da Link – Secretaria Estadual da Cultura – R$ 35.000,00 e R$ 15.000,00 recursos próprios.

O projeto civil foi do Eng.º José Luís Bertho Sobrinho e o de arquitetura de Dagmar Bisinotto. O Diretor de Educação e Cultura – Lúcio Ribeiro, fez um lindo discurso.