Prefeitura Municipal de Santa Lúcia Prefeitura Municipal de Santa Lúcia

Festas

FEIRA DE ANIMAIS

Em 1978, alguns amigos, Jarbas Malheiro de Camargo Lima, Durval Antonio Batista, e outros, reunidos no bar do Tonhão – Antonio Carlos Abuabud, tiveram a idéia de fazerem uma exposição de animais. Solicitaram ao Prefeito Tanios Zbeidi, a cessão da Praça de Esportes Municipal “Benedicto Storani”, no que foram prontamente atendidos. Naquela ano, cada uma daquelas pessoas trouxe animais de suas propriedades e realizaram a 1ª mostra.

O Tonhão instalou seu bar no local e foi um sucesso. A partir da 2ª Feira aconteceram shows.

Era comum o Sr. Jarbas Malheiro de Camargo Lima almoçar no bar do Tonhão.

E foi num desses almoços que o Sr. Camargo e o Tonhão combinaram de fazer uma exposição de animais, com a finalidade de conhecer os criadores e uni-los num mesmo evento.

Formaram uma comissão com seu Durval Antonio Batista e Mamede Ferreira Silva e organizaram o evento.

O Prefeito da época Sr. Tanios Zbeidi, cedeu uma parte da Praça de Esportes, onde hoje foram construídos os stands, e lá foram feitas cocheiras com varas de eucalipto, cobertas de palmeira (Indaiá).

O Tonhão montou um bar no local, cercado de bambu.

A primeira Feira realizou-se nos dias 17 e 18 de junho de 1978.

Expuseram seus animais: Jarbas Malheiro de Camargo Lima, Olavo Quintella Filho, Durval Antonio Batista, Francisco Meirelles, Valter Iost, Luiz Antonio Malheiro, Dr. Antonio Giuzzo Filho, Mamede Ferreira Silva e Sebastião Malheiro.

Foi entregue a cada expositor uma medalha ofertada pelos comerciantes da cidade.

A Nestlé patrocinou uma taça que foi entregue ao Sr. Chico Meirelles.

Devido ao sucesso do evento foi marcada a realização da 2ª Feira.

A partir dessa Feira, a Comissão passou a contar também com os Srs. Lindório Gregolin e Antonio Crescêncio.

Na abertura oficial esteve presente o Secretário da Agricultura Geraldo Diniz Junqueira.

Em edições posteriores participaram os Secretários da Agricultura, Guilherme Afif Domingos e Barros Munhoz, nas suas respectivas gestões.

A Comissão Organizadora se manteve sempre unida, e de 1993 a 1996 foi Presidente Jarbas Malheiro de Camargo Lima Filho, retornando em 2001 e como não poderia deixar de ser é o presidente desta que comemora o Jubileu de Prata do maior evento agropecuário da região.

O Prefeito Antonio Sérgio Trentim não tem medido esforços para tornar este evento cada ano melhor, com maior brilho e sucesso. FESTA DO HAVAÍ Idealizada pelo Dr. Jorge Hage Zbeidi – filho de Tanios Zbeidi – Prefeito, a 1ª Festa realizou-se em 1989, com o Grupo Alma Brasileira – pagode abrilhantando o evento.

OLIMPÍADA DO TRABALHADOR

A 1ª foi realizada em 1º de maio de 1989, administração Tanios Zbeidi, contou com a participação de mais de 500 atletas, disputando Futebol de Salão; Futebol de Campo; Natação; Atletismo; Truco e Vôlei de Areia.

Excepcionalmente em 1999, a 11ª foi realizada no dia 2 de maio, para não atrapalhar jogo do E. C. Internacional de Santa Lúcia, no dia 1º pelo Campeonato Amador Regional.

OLIMPÍADA DA INDEPENDÊNCIA

Foi realizada somente nos anos de 1989 e 1990, não se repetindo por causa da safra de cana-de-açúcar que impediu a participação de grande número de pessoas.

Foto
Foto
Foto
Foto
Foto